Hoje trabalho em um lugar que tenho contato com inúmeras pessoas por dia.
E vocês já pararam e olharam pra alguém, tentando imaginar como é a vida dela?
Já me peguei inúmeras vezes tentando imaginar quantos filhos aquele senhor todo sujo de material de construção tem e o que ele já passou na vida até aqui.
Ou quantos amores aquelas senhorinha de cabelos grisalhos já viveu. Quantos dias ela teve que trabalhar de sol a sol pra dar o que comer para seus 8(?) filhos.
Ou aquele outra senhora de cabelo com mechas rosa e uma tatuagem no ombro, o que ela teve que enfrentar? Quantas vezes ela deve ter sido considerada a "ovelha negra" da família?
Consigo olhar muitas vezes nos olhos de muitos que vão lá, e alguns consigo sentir a tristeza em seu olhar, outros alegria, mesmo sem motivos aparente alguns passam um olhar de assustado, de medo... Já ouvi dizer que um olhar vale mais que mil palavras, é verdade. Ainda mais nos dias que estamos vivendo, que é a única coisa que vemos uns dos outros. E até a Bíblia diz que nossos olhos são a candeia de nosso corpo, então da mesma forma que são por eles que entra aquilo que é bom ou ruim, também dá pra ver por eles o que é que está se passando dentro de nós.
A questão é que, já pararam pra pensar que cada ser humano é ímpar? Por mais que histórias se pareçam... Cada um tem sua própria história, suas próprias experiências, vivências, cada indivíduo é capaz de sentir o mesmo sentimento em proporções diferentes. Ter gosto diferentes. Ter expectativas diferentes sobre as coisas.
Cada um luta sua própria guerra, as vezes o que parece ser só um trincadinho inofensivo no barco, pra outro é o próprio Titanic afundando. A nossa vida deveria ser sobre enxergamos mais o próximo, mas enxergarmos apenas a nós mesmo. Como eu queria sentar com cada um que encontro e ouvir a história de vida deles, isso não é chato, muito pelo contrário, é um convite a crescer e aprender.
Decepções, amores, alegrias, sonhos, superações, isso é o que compõe nossas vidas, isso é o que nos compõe...
Olhe para as pessoas, e enxergue alguém que tem uma história, que tem sentimentos, que sofreu, que venceu, que lutou, que continua... Que está vivendo.
Sabe o que acontece quando lemos um livro? Você olha para o personagem em sua essência e não para sua aparência. Isso deveria acontecer na realidade, minha atual leitura é o livro Extraordinário, e como tenho crescido com ele, muitos julgam o menino por uma "deformação" exterior em seu rosto e perdem a oportunidade de ver o quão engraçado, doce, inteligente ele é, mas outros dão essa oportunidade a ele e não se arrependem, enxergam com o coração e não com o que os olhos podem ver.
Que saibamos olhar as pessoas por sua essência, pelo seu conteúdo e não pela capa.
Você enxerga com os olhos? Ou com o coração?
Isso é verdade! Os olhos são a janela para a alma, e quantas vezes já julgamos muitas pessoas antes de conhecê-las...
ResponderExcluir- Gabi
Isso é muito real, na maioria das vezes se não prestarmos atenção, nós julgamos.
Excluir